A bacia do Rio Pinheiros possui uma de Área de 272 km². Existem na bacia hidrográfica 147 mil domicílios irregulares (SEHAB/2012), com previsão de regularização até 2024, se não tivessem parado o programa de realocação em 2015.

A despoluição da bacia começou em 2007 com o Programa Córrego Limpo e até 2015 foram despoluídos apenas 70 km². Os córregos poluídos ainda lançam em torno de 2000 litros de esgotos por segundo no rio, que tem uma DBO 5/20 de 60 a 75 mg/l, índice de medida de poluição de um curso d’água, que limpa se aproximaria de zero.

Os córregos despoluídos foram os mais fáceis, considerando infraestrutura instalada e viabilidade técnica de despoluição.

Existem lugares que somente poderão ser despoluídos se houver desapropriações regulares ou remanejamento de residências de áreas invadidas, o que costuma demorar anos nesse tipo de processo.

SONHO

Os problemas descritos acima, com o tempo, serão regularizados. Existe, no entanto, outra possibilidade de despoluição como foi feito na Coreia do Sul no Rio Cheonggyecheon, assista ao vídeo e descubra como, pois, esse tipo de intervenção terá que ser feito de qualquer jeito, como foi feito na despoluição do córrego Sapateiro que abastece os lagos do Parque Ibirapuera.